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Manipular a opinião pública para ganhar respeitabilidade

'''Fumar mata – mesmo assim a indústria fumageira aplica uma série de táticas e truques para manipular a opinião pública. Investe em programas socioambientais, fazem doações para hospitais e prefeituras, oferecem migalhas usando o discuros de alíviar populações imersas em catástrofes naturais . Tudo isso para que seja tirado o foco sobre seus produtos letais e para ganhar aura de respeitabilidade.

A opinião pública governa o funcionamento das sociedades e a indústria fumageira dedica recursos consideráveis para tentar corrompê-la. A indústria está ciente de que a visão de milhões de pessoas, todos os dias, é influenciada pelos meios de comunicação em massa. Contrata escritórios de relações públicas e outros grupos para inventar e distorcer as notícias de forma a promover seu negócio letal. Empresas de relações públicas geralmente são usadas em uma tentativa de manipular a mídia e a opinião pública a respeito de diversos aspectos do controle do tabaco e para granjear o apoio de pessoas que se opõem à 'intromissão' do governo nos negócios e na tributação, instigando assim visões gerais antirregulatórias e antigovernamentais. 

No entanto, a principal maneira de manipular a opinião pública é por meio de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), também conhecida como "investimento social". Ainda que as atividades de RSC em muitos setores reflitam um compromisso honesto de comportamento ético e contribuição ao desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida dos funcionários, da comunidade local e da sociedade como um todo, para a indústria fumageira é uma estratégia que age em seu próprio favor. As atividades de RSC da indústria fumageira podem incluir campanhas ineficazes de prevenção do fumo entre adolescentes, as quais permitem que a indústria se apresente como 'importando-se' com os jovens, para quem também vendem seus produtos letais. A indústria se empenha arduamente para apoiar programas sociais direcionados a produtores de tabaco e seus filhos, além de causas sociais inusitadas em relação à sua atividade-fim, como programas para combater a violência doméstica contra mulheres, esforços de ajuda humanitária e causas e grupos ambientais. 

Frequentemente, um grupo aceita fundos da indústria do tabaco ou trabalha com ela, e a indústria recupera, assim, parte da respeitabilidade que perdeu por meio dos danos sociais, econômicos, ambientais e à saúde causados por seus produtos. Em suma, a indústria fumageira usa a RSC para alegar que se importa com a sociedade e com o meio ambiente, e também para se apresentar como um membro responsável da sociedade. 

Esses esforços de RSC interferem na política de saúde por conquistar para a indústria a boa vontade dos políticos e do público. A indústria usa a RSC para atrair grupos não relacionados ao tabaco _ às vezes nem mesmo relacionados à saúde _ para se tornarem seus aliados. Dessa forma, quando há tentativas de regulamentar as propagandas de tabaco, por exemplo, a indústria pode mobilizar um conjunto de empresas aliadas , ou que estão em dívida com ela, para falar em seu favor.

Este fenômeno tem sido visto recentemente em países de regiões tão diversas, como a África 1 e a Europa 2, onde os representantes das empresas fumageiras queixaram-se que uma proibição proposta sobre o patrocínio, uma forma reconhecida de marketing, era prejudicial e desnecessária. Um coro de protestos de organizações de caridades que apoiam causas como saúde mental e cuidados com os idosos foi citado na mídia e apresentado como uma oposição à legislação proposta sobre a proibição de propagandas de tabaco. As reportagens da mídia focavam na perda de renda das organizações de caridade, e não nos ganhos da saúde que viriam com a restrição das propagandas de tabaco.

A este respeito, ler também: 

* Tática RSC
* Táticas midiáticas
* Táticas publicitárias e marketing 
* Táticas online
* Táticas educativas
 

16/01/2023

Novos dispositivos, mas o mesmo objetivo: o lucro em troca da sua saúde. A indústria do tabaco está trocando a cortina de fumaça pela de vapor, numa nova tentativa de atrair novos
usuários.

Referência

 

16/01/2023

Campanha sobre contrabando elaborado pelo Cetab/Ensp/Fiocruz em apoio com a Vital Strategeis e Nova/SB.

Referência

 

27/07/2022

Na sexta-feira (15) foi realizado nas dependências do Hospital São Gregório de São Martinho o ato simbólico da entrega de uma Van/Furgão Peugeot Expert. O veículo foi recebido por meio de doação da empresa Philip Morris do Brasil, de acordo com projeto social interno de renovação de frota.

O gerente de Assuntos Corporativos, Cleber Silveira, fez a entrega simbólica das chaves aos membros da diretoria do hospital. Além do representante da empresa, estiveram presentes diversas lideranças municipais e estaduais.

Fonte: https://www.radioaltouruguai.com.br/nova-van-e-entregue-ao-hospital-sao-gregorio-de-sao-martinho/

 

29/05/2022

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, conheceu as instalações do Centro de Desenvolvimento Agronômico e Treinamento em Extensão Rural (Adet), ja JTI.

Fonte: https://www.gaz.com.br/helena-hermany-visita-centro-de-pesquisas-da-jti/#.YpSJwO9iPeQ.whatsapp

 

02/05/2022

A Epagri apresenta nesta terça-feira (03), em Florianópolis, casos de sucesso de agricultores catarinense que encontraram alternativas ao cultivo do tabaco. É o Encontro Técnico Sobre Diversificação em Áreas Cultivadas com o Tabaco, que acontece no Hotel Cambirela, a partir das 13h30min. São esperadas cerca de 130 pessoas, entre agricultores e técnicos da Epagri das regiões de Criciúma, Tubarão, Florianópolis, Rio do Sul e Canoinhas. Eles vão conhecer o relato de um extensionista da Epagri sobre a proposta, além de oito casos de sucesso apresentados pelos próprios agricultores.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/sc--epagri-participa-de-encontro-tecnico-sobre-diversificacao-em-areas-cultivadas-com-o-tabaco_465234.html

 

14/04/2022

O panorama eleitoral no Rio Grande do Sul e no Brasil em 2022 estará em debate na edição de abril da reunião-almoço Tá na Hora. O tradicional evento empresarial da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz traz como painelistas dois profissionais de referência no campo da análise e do marketing político no cenário nacional: Eduardo B. Borenstein, analista político da Arko Advice Pesquisas, uma das principais empresas de análise política, estratégia e public affairs, e Fábio Bernardi, um dos mais reconhecidos e premiados profissionais de marketing político do país. “Eleições 2022: o que esperar no RS e no Brasil” é o tema do encontro, que ocorre na próxima terça-feira, 19, às 12h, no restaurante do Hotel Águas Claras, com transmissão simultânea pelos canais do Facebook e YouTube da entidade

O Tá Hora conta com o patrocínio da JTI, BRDE, Philip Morris Brasil, UNISC, BAT Brasil, Safe Investimentos – XP, Universal Leaf e Gazeta Grupo de Comunicações.

Fonte: https://expansao.co/ta-na-hora-debate-o-cenario-eleitoral-em-2022/

 

11/04/2022

Inicialmente apresentados como uma alternativa ao cigarro comum, os cigarros eletrônicos chegaram à 4ª geração. Na análise de especialistas, ganharam "roupa nova", ficaram mais viciantes ao longo dos últimos anos e apelam cada vez mais para o público jovem, que desconhece os malefícios equivalentes ou até mesmo piores das substâncias que os compõem.

Fonte: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/04/11/cigarro-eletronico-chega-a-4a-geracao-com-roupa-nova-e-mais-viciante-anvisa-debate-regulamentacao.ghtml

 

01/04/2022

A BAT Brasil, anteriormente conhecida como Souza Cruz e uma das maiores indústrias de cigarros do Brasil e do mundo, recruta universitários negros para seu programa de estágio 2022. Há chances para diferentes regiões do país, dentre elas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG) e Cachoeirinha (RS) e Santa Cruz (RS).

Fonte: https://noticiasconcursos.com.br/bat-brasil-recruta-universitarios-negros-para-programa-de-estagio/

 

29/03/2022

O principal meio de comunicação da China no campo de vaporização, a Bluehole New Consumption, publicou hoje um artigo sobre o estabelecimento por parte da SMOORE do primeiro laboratório de testes de extraíveis e lixiviáveis (E&L) do mundo no setor de vaporização.

Fonte: https://br.financas.yahoo.com/noticias/bluehole-publica-um-artigo-sobre-160100414.html?guccounter=2

 

11/03/2022

Foi inaugurada na manhã de quinta-feira, 10, a nova planta industrial da UTC Brasil em Santa Cruz do Sul – localizada no Distrito Industrial (BR 471 – Km 149,53). A cerimônia, seguida de almoço e visita às instalações, contou com a presença do vice-prefeito, Elstor Desbessel, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Farias Martins, além dos sócios, Dirk Siemann e Sasha Siemann, da CNT, e Hewitt Poland e Steve Coyte, da UTC Estados Unidos. “A nova planta industrial da UTC Brasil em Santa Cruz é um importante passo dentro do planejamento estratégico da empresa, que passou a operar em uma usina com maior capacidade, expressivo ganho de flexibilidade operacional e logística mais adequada à nossa operação. Estamos todos muito satisfeitos e orgulhosos com esta conquista”, destacou o diretor presidente, Carlos Eduardo Genehr.

Fonte: https://folhadomate.com/livre/utc-brasil-inaugura-nova-planta-industrial-em-santa-cruz-do-sul/

 

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