Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Início / Pandemia irá prorrogar safra na indústria do tabaco

Pandemia irá prorrogar safra na indústria do tabaco

Resumo: 

Pandemia irá prorrogar safra na indústria do tabaco Sinditabaco projeta poucos impactos do coronavírus no setor. 

O tabaco é a principal commoditie da região. Exportado em folha, processado ou transformado em cigarro, o produto é um dos grandes pilares da economia. No primeiro trimestre do ano, a exportação do tabaco seguia dentro da normalidade.

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke, revela que nos primeiros três meses do ano o total exportado da Região Sul alcançou o patamar de 103.309 toneladas, que, convertidas em moeda, somaram US$ 336,1 milhões embarcados para fora do Brasil. “Este valor é mais baixo do que o do primeiro trimestre do ano passado. Porém, em 2019 houve um embarque maior, com parte da comercialização do ano anterior”, analisou o empresário.

Schnünke explica que a expectativa é que a atividade mantenha-se dentro do patamar esperado para o ano. “A parada, que não foi igual em todas as empresas, mas representou uma pausa de duas semanas, poderá, no nosso setor, representar um aumento no tempo da safra. Porém, acreditamos que não teremos maiores problemas com a venda do tabaco.”

Local de publicação: 
GAZ
Data de publicação: 
sábado, 2 Maio, 2020
Idioma: 
português
Ano de publicação: 
2020
Formato: 
Eletrônico
Categoria da biblioteca: 
Palavras-chave: 
covid19
coronavirus
commoditie