Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Início / Motivadores Para o Consumo do Cigarro Eletrônico Entre os Jovens Sob a Perspectiva do Marketing Social

Motivadores Para o Consumo do Cigarro Eletrônico Entre os Jovens Sob a Perspectiva do Marketing Social

Resumo: 

O consumo do cigarro eletrônico é predominante entre os jovens no Brasil e no mundo, dado que, há uma percepção de risco menor associado ao uso desse dispositivo quando equiparado ao cigarro tradicional. O presente estudo investigou as razões motivadoras que induzem a esta prática sob a perspectiva do marketing social. A coleta de dados se deu por meio de um questionário na internet estruturado na plataforma Google Forms e disseminado por e-mail e redes sociais. O inquérito avaliou os motivadores determinantes na escolha do produto, assim como também o entendimento dos riscos e controle percebido do usuário, a amostra final foi composta por 98 respondentes. Os resultados obtidos mostram que os fatores motivacionais mais marcantes para o despertar do desejo do consumo estão relacionados a ser algo prazeroso e sensato. Os achados revelaram ainda que os motivos que mais sugestionam na decisão de compra do Cigarro Eletrônico são sabor, alívio do estresse e a influência social. Entender tais aspectos é fundamental para evoluir o discernimento na vertente do marketing social como ferramenta eficaz de impacto e conscientização na promoção da saúde pública e bem-estar dessa parcela da sociedade.

Autor: 
Matheus Ferreira da Silva; Beatriz Mirelle da Silva Ferreira
Local de publicação: 
Pernambuco
Data de publicação: 
segunda-feira, 28 Abril, 2025
Ano de publicação: 
2023
Referência: 

SILVA, Matheus Ferreira da; FERREIRA, Beatriz Mirelle da Silva. Motivadores Para o Consumo do Cigarro Eletrônico Entre os Jovens Sob a Perspectiva do Marketing Social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em administração) - Instituto Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2023. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/40070/1837975/ABNT+NBR+6023+2018+%281%29.p.... Acesso em: 28 abr. 2025.

Formato: 
Digital
Categoria da biblioteca: 
Estratégias e Táticas: 
Paginação: 
1-74