Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Cigarro eletrônico

Cigarro eletrônico

05/12/2024
Referência

DA SILVA, Antonio Geraldo. precisamos estar alerta ao vício precoce em adolescentes: Quanto mais cedo um adolescente tem acesso a substâncias como o vaper, maior é o risco de desenvolver dependência. GPS, Brasília, 6 jan. 2025. Disponível em: https://gpsbrasilia.com.br/antonio-geraldo-precisamos-estar-alerta-ao-vi.... Acesso em: 6 jan. 2024.

 

02/12/2024

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou nesta terça-feira (12) audiência pública híbrida, com transmissão online. O evento teve como objetivo discutir dispositivos eletrônicos para consumo de tabaco, como cigarros eletrônicos e produtos derivados. A iniciativa partiu do deputado Zé Nunes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco, com o intuito de ampliar o debate sobre os impactos e desafios da possível regulamentação desses produtos.

Referência

LAZAROTTO, Jean. Zé Nunes Lidera Audiência Pública Sobre a Regulamentação de Cigarros Eletrônicos e Produtos do Tabaco. PT Assembleia Rs, Rio Grande do Sul, 12 nov. 2024. https://ptassembleiars.org.br/2024/11/12/ze-nunes-lidera-audiencia-publi.... Acesso em: 6 jan. 2024.

 

02/12/2024

A Polícia Civil de Mato Grosso e o Procon Estadual deflagraram, na manhã desta segunda-feira (11), a Operação Não Pod para combater a venda de dispositivos eletrônicos para fumo, como vapers e pods, em Cuiabá e Várzea Grande. A ação resultou na apreensão de centenas de cigarros eletrônicos, essências e acessórios, além da prisão em flagrante de quatro pessoas envolvidas na comercialização dos produtos.

Referência

POLÍCIA realiza operação contra comércio ilegal de cigarros eletrônicos em Cuiabá e VG. PNB Online, Mato Grosso, 11 nov. 2024. Disponível em: https://pnbonline.com.br/policia-realiza-operacao-contra-comercio-ilegal.... Acesso em: 6 jan. 2024.

 

02/12/2024

Em 2022, a Receita Federal do Brasil confiscou 1.402 unidades de cigarros eletrônicos em território nacional. Este ano, em um episódio inédito, mais de 300 mil dispositivos foram apreendidos em uma única operação no porto de Santos, São Paulo, totalizando um valor estimado em mais de R$ 23 milhões. A equipe do Fantástico acompanhou o meticuloso trabalho dos fiscais aduaneiros, responsáveis por identificar cargas ilícitas entre milhares de contêineres. O delegado da alfândega, Richard Neubarth, destacou a importância estratégica do porto de Santos como um ponto central para o trânsito de mercadorias, enfatizando a relevância da fiscalização no local.

Referência

BRASIL reforça combate ao contrabando de cigarros eletrônicos. ABC do ABC, São Paulo, 11 nov. 2024. Disponível em: https://abcdoabc.com.br/brasil-reforca-combate-ao-contrabando-de-cigarro.... Acesso em: 17 jan. 2025.

 

25/11/2024

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos, conhecidos popularmente como vapes, ganharam popularidade, principalmente entre os jovens, sendo muitas vezes vistos como uma alternativa “menos nociva” ao cigarro tradicional. Porém, estudos mostram que o uso do vape pode trazer sérios riscos à saúde.

Referência

O IMPACTO dos vapes na saúde: entenda os riscos. Gaz, Rio Grande do Sul, 10 nov. 2024. Disponível em: https://www.aovivodebrasilia.com.br/o-impacto-dos-vapes-na-saude-entenda.... Acesso em: 16 dez. 2024.

 

25/11/2024

Nos últimos tempos, MC Loma, uma influente personalidade nas redes sociais, vem chamando a atenção de seus seguidores ao abrir o jogo sobre suas mudanças de hábitos. Agora com 22 anos, a artista surpreendeu a todos ao revelar seu novo vício: mascar chiclete. Essa mudança de hábito ocorreu após sua decisão de parar de fumar cigarros eletrônicos, uma escolha tomada em busca de uma vida mais saudável e equilibrada.

Referência

MC Loma: Da nicotina para outros vícios. O Antagonista, Brasília; São Paulo, Disponível em: https://oantagonista.com.br/entretenimento/mc-loma-da-nicotina-para-outr.... Acesso em: 16 dz. 2024.

 

25/11/2024

O diretor de Relações Governamentais da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Jaime Recena, afirmou  que a regulamentação do cigarro eletrônico no Brasil “é a solução”. Deu a declaração durante o seminário “Cigarros eletrônicos: por que rever a proibição é fundamental?”, promovido pelo Poder360 com o apoio da BAT Brasil (British American Tobacco).

Referência

REGULAMENTAR cigarros eletrônicos é solução, diz diretor da Abrasel. Poder 360, Brasília, 14 ez. 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/regulamentar-cigarros-eletronicos-e.... Acesso em: 16 dez. 2024.

 

25/11/2024

Apesar de proibido no Brasil, o cigarro eletrônico vem sendo consumido sem restrições e por consumidores que possivelmente não têm conhecimento das inúmeras substâncias tóxicas que contém — especialistas apontam a ausência de campanhas de esclarecimento para os males que faz à saúde. Dois estudos chamam a atenção para o produto, que faz grande sucesso entre os jovens.

Referência

DOURADO, Isabel. Estudos alertam que cigarro eletrônico causa mais mal do que tabaco: O cigarro eletrônico aumenta a chance de a pessoa que o consome desenvolver um câncer 20 anos antes de uma outra que fuma o cigarro de tabaco. Correio Braziliense, Brasília, 14 dez. 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/12/5058910-estudos-ale.... Acesso em: 16 dez. 2024.

 

25/11/2024

A consultora da BAT Brasil (British American Tobacco) e ex-diretora da Anvisa (AgênciaNacional de Vigilância Sanitária), Alessandra Bastos Soares, disse nesta 4ª feira(14.dez.2022) que o uso do cigarro eletrônico ilegal tem um risco imensurável.

Referência

CIGARRO eletrônico ilegal tem risco imensurável, diz ex-Anvisa. Poder 360, Brasília, 14 dez. 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/cigarro-eletronico-ilegal-tem-risco.... Acesso em: 16 dez. 2024.

 

19/11/2024

A estudante Ana Flávia, 18 anos, começou a fumar cigarros eletrônicos há cerca de dois anos, ainda menor de idade. Na época, ela via pessoas usando os dispositivos em festas e decidiu experimentar. Hoje, a jovem os usa diariamente. “Eu acho horrível esse vício que tenho pelo cigarro eletrônico, mas não consigo abandonar”, lamenta. Ela quer parar porque sente que seu fôlego piorou, o que atrapalha atividades físicas.

Referência

NAKAMURA, Pedro. “EU fumo em época de prova”: vapes nas escolas atraem estudantes ansiosos, enquanto famílias subestimam perigos. O Joio e o Trigo, São Paulo, 19 nov 2024. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2024/11/eu-fumo-em-epoca-de-prova-vapes-nas-.... Acesso em: 9 dez 2024.

 

Páginas