
Durante audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, 9, na Câmara dos Deputados, o deputado federal gaúcho Heitor Schuch (PSB), um dos proponentes da reunião para debater a posição brasileira durante a 11 Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 11), propôs que o Governo Federal não envie delegação brasileira para o evento internacional marcado para o mês de novembro, em Genebra, na Suíça.
WACHOLZ, Leticia. Deputado Heitor Schuch propõe que Brasil não participe da COP do Tabaco. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 9 jul. 2025. Disponível em: https://folhadomate.com/livre/deputado-heitor-schuch-propoe-que-brasil-n.... Acesso em: 21 jul. 2025.

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como “vapes”, conquistaram uma fatia significativa do mercado, especialmente entre jovens e adultos em busca de alternativas ao cigarro tradicional. Contudo, enquanto as campanhas publicitárias ressaltam a imagem moderna e “menos prejudicial” desses dispositivos, especialistas em saúde alertam para os riscos reais e, muitas vezes, ocultos associados ao seu uso.
SILVEIRA, Leonardo. Ameaças invisíveis: os perigos do cigarro eletrônico. Radar Geral, 22 fev. 2025. Disponível em: https://radargeral.com.br/artigo/ameacas-invisiveis-os-perigos-do-cigarr.... Acesso em: 14 jul. 2025.

Há 5 anos, um jovem que hoje é estudante de Medicina e tem 21 anos, usou vape pela primeira vez. Com o passar do tempo, vieram as complicações, como falta de ar, dificuldade de subir escada e queda no rendimento. Em meados do ano passado, ele tomou a decisão de tentar parar de usar, só que agora enfrenta outra realidade: a abstinência. Apesar de ser algo desafiador, como descreveu para a reportagem, ele assegurou que a decisão de parar totalmente está mantida. Ele está há cinco dias sem usar.
PROSCHOLDT, Eliane. Viciado em cigarro eletrônico: "Evitem usar. É muito difícil parar": Apesar da proibição da Anvisa, o consumo de vapes continua crescendo entre jovens no Brasil. Tribuna Online, Espírito Santo, 14 fev. 2025. Disponível em: https://tribunaonline.com.br/saude/viciado-em-cigarro-eletronico-evitem-.... Acesso em: 21 jul. 2025.

No dia 24 de abril de 2024, entrou em vigor a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de manter o veto aos cigarros eletrônicos no país. A agência reguladora renovou, mais uma vez, uma decisão tomada há 16 anos: proibir a comercialização e fabricação de produtos de risco reduzido no consumo de nicotina, como cigarros eletrônicos, tabaco aquecido e sachês de nicotina.
VETO aos cigarros eletrônicos completa um ano: consumo de jovens é resultado de falta de regras. Veja, São Paulo, 2 mai. 2025. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/veto-aos-cigarros-eletronicos-completa-.... Acesso em: 12 mai. 2025.

Os sites YouTube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre foram notificados, nessa terça feira (29), a removerem imediatamente conteúdos que promovam ou comercializem cigarros eletrônicos e outros produtos derivados de tabaco com venda proibida no Brasil.
YOUTUBE, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre têm 48h para tirar do ar conteúdos sobre cigarros eletrônicos. CBN, Rio de Janeiro, 30 abr. 2025. Disponível em: https://cbn.globo.com/mundo/noticia/2025/04/30/youtube-instagram-tiktok-.... Acesso em: 5 mai. 2025.
Objective: Post-secondary institutions provide a unique opportunity to implement and evaluate leading edge tobacco policies, while influencing a key group of young adults. To date, however, we know little about the tobacco control environment at post-secondary institutions outside the USA. Design: Telephone surveys were conducted with campus informants from 35 post-secondary institutions in Canada to evaluate tobacco control policies and the presence of tobacco marketing on campus. Main outcome measures: Tobacco marketing on campus, tobacco control policies, and attitudes towards tobacco control. Results: The findings indicate that tobacco marketing is prevalent among post-secondary institutions in Canada. Every university and half of all colleges surveyed had participated in some form of tobacco marketing in the past year. Among universities, 80% had run a tobacco advertisement in their paper and 18% had hosted a tobacco sponsored nightclub event. Tobacco control policies varied considerably between institutions. Although several campuses had introduced leading edge policies, such as campus wide outdoor smoking restrictions and tobacco sales bans, there is a general lack of awareness of tobacco issues among campus decision makers and fundamental public health measures, such as indoor smokefree policies, have yet to be introduced in many cases. Conclusions: Post-secondary institutions in Canada remain tobacco friendly environments. Without increased direction and support from the public health community, post-secondary institutions will continue to lag behind, rather than lead current policy standards.
HAMMOND, D.; TREMBLAY, I.; CHAITON, M., et al. Tobacco on campus: industry marketing and tobacco control policy among post-secondary institutions in Canada. Tobacco Control, v. 14, p. 136-140. 2005. Disponível em: https://tobaccocontrol.bmj.com/content/tobaccocontrol/14/2/136.full.pdf?.... Acesso em: 30 abr. 2025.
Objectives: Epidemiological surveys make it clear that youth smoking contributes to both current and future tobacco industry revenue: over 80% of adult smokers reportedly began smoking before age 18. This paper estimates annual and lifetime revenue from youth smoking, and highlights the association between declines in youth smoking and declines in tobacco industry revenue. Main outcome measures: This paper reports the amount of tobacco industry revenue generated by youth smoking at two points in time (1997 and 2002), and describes the distribution of youth generated tobacco income among the major tobacco companies. The authors project the amount of tobacco industry revenue that will be generated by members of two cohorts (the high school senior classes of 1997 and 2002) over the course of their lifetimes. Results: In 1997, youth consumed 890 million cigarette packs, generating $737 million in annual industry revenue. By 2002, consumption dropped to 541 million packs and revenue increased to nearly $1.2 billion. Fifty eight per cent of youth generated revenue goes to Philip Morris USA, 18% to Lorillard, and 12% to RJ Reynolds. The authors project that, over the course of their lives, the 1997 high school senior class will smoke 12.4 billion packs of cigarettes, generating $27.3 billion in revenue. The 2002 high school senior class is projected to smoke 10.4 billion packs, generating $22.9 billion in revenue over the course of their lives. Conclusions: Cigarette price increases from 1997 to 2002 have resulted in greater revenue for the tobacco industry, despite declines in youth smoking prevalence. However, in the absence of further cigarette price increases, declines in youth smoking are projected to lead ultimately to a loss of approximately $4 billion in future tobacco industry revenue from a single high school cohort.
Healton C, Farrelly MC, Weitzenkamp D, et al. Youth smoking prevention and tobacco industry revenue. Tobacco Control, 2006, v. 15, p. 103-106. Disponível em: https://tobaccocontrol.bmj.com/content/tobaccocontrol/15/2/103.full.pdf. Acesso em: 28 abr. 2025.
Background/aim: Argentina has one of the highest cigarette smoking rates among both men and women in the Americas and no legislated restrictions on tobacco industry advertising. The tobacco industry has traditionally expanded markets by targeting adolescents and young adults. The objective of this study was to determine whether and how the tobacco industry promotes cigarettes to adolescents in Argentina. Methods: We conducted a systematic search of tobacco industry documents available through the internet dated between 1995 and 2004 using standard search terms to identify marketing strategies in Argentina. A selected review of the four leading newspapers and nine magazines with reported high readership among adolescents was completed. The selected print media were searched for tobacco images and these were classified as advertisements if associated with a commercial product or as a story if not. Results: The tobacco industry used market segmentation as a strategy to target Argentinean consumers. British American Tobacco (BAT) undertook a young adult psychographic study and classified them as ‘‘progressives’’, ‘‘Jurassics’’ or ‘‘conservatives’’ and ‘‘crudos’’ or ‘‘spoiled brats’’. BAT marketed Lucky Strike to the ‘‘progressives’’ using Hollywood movies as a vehicle. The tobacco industry also targeted their national brands to the conservatives and linked these brands with ‘‘nationalistic values’’ in advertising campaigns. Philip Morris promoted Marlboro by sponsoring activities directed at young people and they launched the 10 cigarettes packet as a starter vehicle. Conclusions: The tobacco industry used psychographic segmentation of the population and developed advertising strategies focused on youth. Tobacco control researchers and advocates must be able to address these strategies in counter-marketing interventions.
Braun S, Mejia R, Ling PM, et al. Tobacco industry targeting youth in Argentina. Tobacco Control, 2008; v. 17, p. 111-117. Disponível em: https://tobaccocontrol.bmj.com/content/tobaccocontrol/17/2/111.full.pdf. Acesso em: 28 abr. 2025.

Mesmo com a gama de informações disponíveis sobre os malefícios causados pela exposição contínua à nicotina, o tabaco ainda se encontra na segunda posição no ranking de drogas lícitas mais consumidas segundo o INCA. Esta pesquisa faz parte de um projeto maior que tem como tema central a implementação de atividades pedagógicas sobre tabagismo e adolescência, nas escolas do município de Londrina - PR, tendo como foco adolescentes com idades entre 14 e 20 anos. Os objetivos do trabalho foram identificar a causa do interesse dos jovens pelo hábito do tabagismo, assim como o interesse do adolescente fumante pelo consumo das diferentes formas do tabagismo (cigarro, narguilé e/ou cigarro eletrônico/vape) e quais as influências para o consumo do tabagismo entre adolescentes. Foi aplicado um questionário junto aos alunos do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas da região periférica e central do município de Londrina/PR. Os resultados indicaram que 39,4% já tiveram interesse e já experimentaram uma das três formas de tabagismo (cigarro, narguilé e/ou cigarro eletrônico/vape), além disso, o hábito de fumar narguilé foi o que mais apareceu entre os estudantes. Ressalta-se que a escola, por suas características, torna-se um ambiente de excelência para realização de práticas educativas para prevenir o consumo de cigarro entre os adolescentes.
KLEIN, Tania Aparecida Silva; MÔNACO, Beatriz Nazo Nazo; SANTOS, Giovanna Ivy Prado; ZÕMPERO, Bruna Alves Silva; Andreia Freitas. Hábito de tabagismo entre adolescentes de escolas brasileiras. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, set. 2021. v. 9, p. 509–531. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/sustinere/article/view/60177/39601. Acesso em: 28 abr. 2025.

O tabagismo é tratado como epidemia, responsável número um pelas mortes evitáveis no mundo, levando milhões de fumantes, inclusive fumantes passivos, a óbito anualmente. Também é considerado uma doença pediátrica, posto que a experimentação do cigarro inicia, em média, na faixa etária dos 16 anos, principalmente entre adolescentes do sexo masculino. Esta experimentação prematura pode estar vinculada à exposição de crianças e adolescentes ao tabaco, ao conviver com fumantes, ou pela própria exposição ao produto nos pontos de venda. Nesse contexto, outro aspecto alarmante é a crescente popularização dos DEF (Dispositivos Eletrônicos para Fumar), falsamente propagado como alternativa mais saudável ao cigarro tradicional, atualmente o produto derivado do tabaco mais comum entre os jovens, ainda que sua comercialização seja proibida no Brasil. Diante desse cenário, a presente pesquisa objetivou analisar a exposição dos produtos derivados de tabaco em pontos de venda localizados no entorno das escolas de ensino fundamental e médio, em Uberlândia - MG. Para tanto, foram selecionadas as cinco maiores escolas públicas, em relação ao número de estudantes matriculados, e foi realizada uma pesquisa por observação dos pontos de venda no entorno dessas escolas (até três quarteirões de distância). O roteiro de observação foi adaptado das pesquisas anteriormente conduzidas por Pereira e Oliveira (2014) e Feijó (2015). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Constatou-se que a exposição nos pontos de venda é ostensiva, mas sem diversificação de estratégias de comunicação (devido ao acirramento da legislação em vigor), frequentemente visível para crianças e predominantemente próxima a produtos atrativos para esse público. Durante a observação, não foram encontrados vapers, embora o pesquisador tenha sido direcionado para quem os vendia. Foi possível observar alguns adolescentese jovens utilizando esse produto na saída das escolas, mas não em número expressivo, o que pode indicar que muitos deles, mesmo sendo usuários, tenham receio ou constrangimento de usar os vapers em público, por serem menores de idade e por saberem se tratar de um produto ilegal. Sugere-se que pesquisas futuras possam trabalhar com essa ampliação do escopo e locais de observação, como terminais de ônibus, além de utilizar outras metodologias e abordar questões relevantes como a renda dos consumidores dos cigarros eletrônicos.
LIMA, Guilherme Henrique de. Incentivo ao tabagismo na infância e adolescência: Um estudo dos pontos de venda e do mercado ilegal. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/44166/1/IncentivoTabagism.... Acesso em: 28 abr. 2025.