Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Cigarro eletrônico

Cigarro eletrônico

17/10/2023

A cantora Solange Almeida esteve no Domingo Espetacular da TV Record no último domingo (15/10) e falou sobre o tratamento que está fazendo para a voz, após sofrer consequências de vício em cigarro eletrônico: “Fui usuária durante oito, nove meses. Aquela coisa de ver amigos usado, eu nunca tinha usado”, explicou a artista, que começou a usar vape por influência de amigos. Fonoterapia é o tratamento que a famosa está se submetendo para melhorar a voz. Ela ainda contou que passou por dificuldades para respirar e que a voz não era mais a mesma: “Depois de um exame aprofundado, eu descobri que estava com lesão nas cordas vocais e no pulmão”, revelou a celebridade. (Portal Leo Dias)

Fonte: https://www.instagram.com/reel/CydaLMxsKta/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D

 

15/10/2023

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) afirmou à CNN que deve apresentar, nos próximos dias, um projeto de lei para regulamentar os cigarros eletrônicos no Brasil.

Referência

DEMORI, Marina. Projeto de lei que regulamenta cigarro eletrônico deve ser apresentado no Senado nos próximos dias. CNN Brasil, São 
Paulo, 15 out. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/projeto-de-lei-que-regulamenta-cig.... Acesso em: 23 out. 2023.

 

19/07/2023

Uma das interpretações comuns em relação aos cigarros eletrônicos é que os dispositivos podem ser utilizados em ambientes fechados. Isso porque, como não envolvem a combustão – o líquido é vaporizado –, a fumaça expelida por eles some rapidamente e não aparenta perpetuar no local. No entanto, um novo estudo mostra que a realidade não é bem assim.

Por meio de um experimento que envolveu o uso dos dispositivos, também conhecidos como vapes ou pods, em um veículo fechado, os pesquisadores observaram que a concentração de toxinas nocivas à saúde aumenta em 22 vezes no ambiente após o uso, levando a riscos também para aqueles presentes que não utilizaram os aparelhos, os fumantes passivos.

Fonte: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/07/19/risco-em-locais-fechados-cigarro-eletronico-aumenta-em-22-vezes-as-toxinas-no-ambiente.ghtml?fbclid=IwAR2W8cmwNudTZzlMoVkU8mguWMR70L7wKsIea2QqUf5g7M7v0eikUaTiYpo

 

15/05/2023

Um levantamento recente do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) aponta que 2,2 milhões de adultos (1,4%) afirmaram ter consumido os dispositivos eletrônicos para fumar até 30 dias antes da pesquisa. No primeiro ano do levantamento feito pelo Ipec, 2018, o índice era de 0,3% entre a população, com menos de 500 mil consumidores. A pesquisa aponta também que cerca de 6 milhões de adultos fumantes afirmam já ter experimentado cigarro eletrônico, o que representa 25% do total de fumantes de cigarros industrializados, um acréscimo de 9 pontos percentuais em relação a 2019.

Referência

ROCHA, Lucas. Consumo de cigarros eletrônicos no Brasil quadruplica entre 2018 e 2022, diz pesquisa. CNN Brasil, Sao Paulo, 17m aio 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/consumo-de-cigarros-eletronicos-no-br.... Acesso em: 22 maio 2023.

 

27/04/2023

A Câmara dos Deputados inicia um trabalho de fiscalização que pode anular a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a manutenção da proibição dos cigarros eletrônicos. A iniciativa ocorre a partir da aprovação de uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) que propõe que a Comissão de Seguridade Social e Família fiscalize a atuação da ex-diretora da Anvisa, Cristiane Rose Jourdan Gomes, diante de possível politização do exercício das funções enquanto ocupou o cargo entre 04 de abril e 24 de julho de 2022. Cristiane era a diretora responsável pelo processo regulatório dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), sendo a relatora da pauta.

Referência

FISCALIZAÇÃO da Câmara dos Deputados pode anular decisão da Anvisa sobre cigarro eletrônico. OláJornal, Rio Grande do Sul, 26 nov. 2022. Disponível em: https://olajornal.com.br/fiscalizacao-da-camara-dos-deputados-pode-anula.... Acesso em: 27 abr. 2023.

 

27/04/2023

Pesquisa aponta que mesmo sendo proibido, o país possui cerca de 2 milhões de usuários de cigarros eletrônicos. Mais informações na reportagem especial de Josué Eger.

Referência

AFUBRA e Câmara Setorial do Tabaco se manifestam sobre liberação do cigarro eletrônico no Brasil: Produção, comercialização e consumo ainda estão proibidos no país e se teme que, assim como no cigarro tradicional, o mercado ilegal tome conta [inclui áudio]. Sintonia 94.7, Santa Catarina, 11 maio 2022. Disponível em: https://sintonia.fm.br/noticias/afubra-e-camara-setorial-do-tabaco-se-ma.... Acesso em: 27 abr. 2023.

 

26/04/2023

Muita gente está trocando os cigarros tradicionais pelo eletrônicos, mesmo com a venda proibida no Brasil. Alguns têm a ideia de que faz menos mal à saúde, mas o que acontece é justamente o contrário. Comprar cigarro eletrônico pelas ruas de São Paulo é bem fácil.

Referência

FUMANTES trocam cigarros tradicionais pelos eletrônicos, que sao proibidos no Brasil. R7, Sao Paulo, 26 abr. 2023. Disponível em: https://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/fumantes-trocam-cigarros-trad.... Acesso em: 22 maio 2023.

Fonte: https://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/fumantes-trocam-cigarros-tradicionais-pelos-eletronicos-que-sao-proibidos-no-brasil-26042023

 

27/03/2023

Em artigo original publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia vol. 49, n. 1 / 2023, cientistas detectaram que há um possível aumento de experimentação e uso atual de cigarros eletrônicos e narguilé no Brasil. Os pesquisadores analisaram os dados do inquérito telefônico Covitel 2022, cuja amostra é composta de 1.800 indivíduos maiores de 18 anos de idade, provenientes das cinco macrorregiões brasileiras. Segundo a análise, as prevalências de história de uso de cigarro eletrônico e narguilé foram idênticas (7,3%), enquanto a prevalência de consumo atual de cigarros industrializados foi de 12,2%. Adultos jovens (18-24 anos) apresentaram as maiores prevalências de experimentação de cigarro eletrônico (19,7%) e de narguilé (17%).

Referência

USO de cigarro eletrônico e narguilé no Brasil: um cenário novo e emergente. O estudo Covitel, 2022. SBPT, Brasília, DF, 13 mar. 2023. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/cigarros-eletronicos-jbp-2023/. Acesso em: 27 mar. 2023.

 

23/03/2023

Altamente viciante e nociva para saúde, nicotina é reembalada e vendida como salvação: de vacinas para Covid-19, remédios contra Parkinson e Alzheimer e até aliada contra dependência do cigarro. A indústria do fumo faz grande aposta para recauchutar a nicotina: os cigarros eletrônicos. Vendidos como uma alternativa mais saudável, que ajudaria no controle do tabagismo, os dispositivos eletrônicos de fumar costumam ter níveis mais altos de nicotina do que os cigarros comuns e, por isso, podem ser ainda mais viciantes.

Referência

RODRIGUES, MAghier. Nicotina washing? A tentativa de reabilitação da nicotina pela indústria do fumo. O Joio e o Trigo, [s.l.], 14 dez. 2022. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2022/12/nicotina/. Acesso em: 23 mar. 2023.

 

30/01/2023

Compilado de campanhas realiadas pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia em prol de prover informação e desconstruir a imagem de que o cigarro eletrônico com causa malefícios à saúde.

Referência

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA [compilado]. Mitos sobre o cigarro eletrônico. Rio de Janeiro: SBPT, 2023. 5p.

 

Páginas