A Suprema Corte decidiu nesta quarta-feira que a FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos ) agiu legalmente ao rejeitar pedidos de dois fabricantes de líquidos saborizados usados em cigarros eletrônicos com nomes como "Jimmy the Juice Man Peachy Strawberry", "Signature Series Mom’s Pistachio" e"Suicide Bunny Mother’s Milk and Cookies".
LIPTAK, Adam; VANSICKLE, Abbie. Suprema corte dos EUA decide contra fabricantes de vapes saborizados. Folha de São Paulo, São Paulo, 2 abr. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/04/suprema-corte-dos.... Acesso em: 4 abr.2025.
Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, a pauta versa sobre: duas décadas da CQCT e os Desafios Atuais do Controle do Tabaco; 20 anos da CQCT: um marco na luta contra o tabaco; Anvisa reforça compromisso com a Saúde Pública ao cancelar visita a fabricante de cigarros e Indústria do tabaco busca reposicionamento com nova liderança.
KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; HASSELMANN, Luis Guilherme; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, julho, 2024. Acesso em: 2 abr. 2025.
Análise do Projeto de Lei n° 5008, de 2023, que dispõe sobre a produção, importação, exportação, comercialização, controle, fiscalização e propaganda dos cigarros eletrônicos no Brasil.
THRONICKE, Soraya. Nota técnica n. 1 / 2024. Brasília, 25 nov. 2024. Disponível em: https://www.mpf.mp.br/pgr/arquivos/2024/NotaTcnican12024cigarroseletrnicos.pdf. Acesso em: 24 mar. 2025.
Página eletrônica da indústria de tabaco Philip Morris Brasil sobre Alternativas ao cigarro à combustão. Você sabia que existem opções ao cigarro tradicional? Hoje em dia é possível encontrar alternativas potencialmente menos tóxicas do que aquelas à combustão*. Uma nova escolha para adultos fumantes que não pretendem parar de fumar.
PHILPIP MORRIS. Quero escolher [página eletrônica]. [s.l.], 2025. Disponível em: https://queroescolher.com/. Acesso em: 31 mar. 2025.
Hoje finalmente existe uma razoável consciência de que o cigarro prejudica muito a saúde de quem fuma. Doenças cárdio vasculares e câncer são as doenças que mais matam e tem sua gênese importantemente determinada pelo vicio de fumar. As indústrias que produzem e vendem cigarros são criminosas, produzem um produto que não oferece nenhum beneficio e durante muitos anos estes produtos tiveram suas consequências deletérias escondidas do público – se negava a relação de causa e efeito já conhecida por esses criminosos.
VECINA NETO, Gonzalo. Tabaco, vap, aditivos, nicotina: Os países que adotaram a legalização do Vap estão tentando voltar atrás com imensas dificuldades, sempre é mais difícil voltar atrás que avançar nessas questões de saúde pública. Estadão, 10 jan. 2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/tabaco-vap-adi.... Acesso em: 31 mar. 2025.
Precisa ser muito ingênuo para cair nessa conversa de que o cigarro eletrônico ajuda alargar do fumo. Acreditar que os fabricantes de cigarro comum criariam uma alternativa para ajudaraqueles que lutam para se libertar dele é o mesmo que imaginar traficantes montandoclínicas de recuperação na cracolândia.
VARELLA, Drauzio. Não se deixem enganar, os fabricantes de cigarro não querem ajudar viciados. Folha de São Paulo, 1 jan. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/drauziovarella/2025/01/nao-se-deix.... Acesso em: 31 mar. 2025.
O ano de 2025 começou na Bélgica com uma nova proibição: cigarros eletrônicos descartáveis agora são ilegais no país. Segundo Frank Vandenbroucke, ministro da Saúde belga, o banimento se deve "ao fato de que ele foi desenhado para atrair novos consumidores". No caso, jovens consumidores. "Cigarros eletrônicos contêm nicotina na maioria das vezes. Nicotina vicia. Nicotina faz mal à saúde. É isso", completou em entrevista a agências de notícias.
MARIANTE, José Henrique. Bélgica proíbe cigarro eletrônico descartável e constrange Europa. Folha de São Paulo, 2 jan. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/01/belgica-proibe-ci.... Acesso em: 31 mar. 2025.
A Bélgica proibirá a venda de cigarros eletrônicos descartáveis a partir de 1º de janeiro de 2025. A medida será implementada pela 1ª vez em um país integrante da UE (União Europeia), que vem estabelecendo normas para diminuir o impacto dos cigarros.
BÉLGICA proibirá a venda de cigarros eletrônicos em 1º de janeiro. Poder 360, [s.l.], 29 dez. 2024. Disponível em: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/belgica-proibira-a-venda.... Acesso em: 31 mar. 2025.
Documento com a relação do TOP 10 de interferência da indústria do tabaco.
“TOP 10” Estratégias da Indústria do Tabaco no Brasil em 2024. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 6 fev. 2025.
O vape, também conhecido como cigarro eletrônico, é um dispositivo que simula a experiência de fumar tabaco, e tem se popularizado muito nos últimos anos no Brasil, especialmente entre os jovens, o que é um fato triste, já que tem alta concentração de substâncias tóxicas e nicotina, apresentando vários malefícios para a saúde. Os principais riscos associados ao uso de vapes incluem: lesões pulmonares, dependência química, doenças cardíacas e vários tipos de câncer.
ROBLES, Tiago. UNESP lança programa contra epidemia de vape no Brasil; confira detalhes. Tempo, Espanha, 20 dez. 2024. Disponível em: https://www.tempo.com/noticias/actualidade/unesp-lanca-programa-contra-e.... Acesso em: 24 mar. 2025.