Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / dispositivo eletrônico para fumar

dispositivo eletrônico para fumar

25/11/2024

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos, conhecidos popularmente como vapes, ganharam popularidade, principalmente entre os jovens, sendo muitas vezes vistos como uma alternativa “menos nociva” ao cigarro tradicional. Porém, estudos mostram que o uso do vape pode trazer sérios riscos à saúde.

Referência

O IMPACTO dos vapes na saúde: entenda os riscos. Gaz, Rio Grande do Sul, 10 nov. 2024. Disponível em: https://www.aovivodebrasilia.com.br/o-impacto-dos-vapes-na-saude-entenda.... Acesso em: 16 dez. 2024.

 

25/11/2024

Nos últimos tempos, MC Loma, uma influente personalidade nas redes sociais, vem chamando a atenção de seus seguidores ao abrir o jogo sobre suas mudanças de hábitos. Agora com 22 anos, a artista surpreendeu a todos ao revelar seu novo vício: mascar chiclete. Essa mudança de hábito ocorreu após sua decisão de parar de fumar cigarros eletrônicos, uma escolha tomada em busca de uma vida mais saudável e equilibrada.

Referência

MC Loma: Da nicotina para outros vícios. O Antagonista, Brasília; São Paulo, Disponível em: https://oantagonista.com.br/entretenimento/mc-loma-da-nicotina-para-outr.... Acesso em: 16 dz. 2024.

 

25/11/2024

O diretor de Relações Governamentais da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Jaime Recena, afirmou  que a regulamentação do cigarro eletrônico no Brasil “é a solução”. Deu a declaração durante o seminário “Cigarros eletrônicos: por que rever a proibição é fundamental?”, promovido pelo Poder360 com o apoio da BAT Brasil (British American Tobacco).

Referência

REGULAMENTAR cigarros eletrônicos é solução, diz diretor da Abrasel. Poder 360, Brasília, 14 ez. 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/regulamentar-cigarros-eletronicos-e.... Acesso em: 16 dez. 2024.

 

25/11/2024

Apesar de proibido no Brasil, o cigarro eletrônico vem sendo consumido sem restrições e por consumidores que possivelmente não têm conhecimento das inúmeras substâncias tóxicas que contém — especialistas apontam a ausência de campanhas de esclarecimento para os males que faz à saúde. Dois estudos chamam a atenção para o produto, que faz grande sucesso entre os jovens.

Referência

DOURADO, Isabel. Estudos alertam que cigarro eletrônico causa mais mal do que tabaco: O cigarro eletrônico aumenta a chance de a pessoa que o consome desenvolver um câncer 20 anos antes de uma outra que fuma o cigarro de tabaco. Correio Braziliense, Brasília, 14 dez. 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/12/5058910-estudos-ale.... Acesso em: 16 dez. 2024.

 

25/11/2024

A consultora da BAT Brasil (British American Tobacco) e ex-diretora da Anvisa (AgênciaNacional de Vigilância Sanitária), Alessandra Bastos Soares, disse nesta 4ª feira(14.dez.2022) que o uso do cigarro eletrônico ilegal tem um risco imensurável.

Referência

CIGARRO eletrônico ilegal tem risco imensurável, diz ex-Anvisa. Poder 360, Brasília, 14 dez. 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/cigarro-eletronico-ilegal-tem-risco.... Acesso em: 16 dez. 2024.

 

13/11/2024

O consumo de cigarros eletrônicos aumenta quase que na mesma proporção em que surgem evidências científicas sobre os problemas de saúde causados por eles. Desta vez, pesquisadores da universidade Tufts School of Dental Medicine, dos Estados Unidos, encontraram evidências que associam o uso dos vapes com maior probabilidade para o surgimento cáries dentárias. 

Referência

FUMAR cigarro eletrônico facilita o surgimento de cáries, aponta estudo: Vapor produzido por vapes tem açúcares que formam uma camada nos dentes e facilita a proliferação de bactérias bucais. Notícias.R7, São Paulo, 20 dez. 2022. Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/fumar-cigarro-eletronico-facilita-o-surgim.... Acesso em: 11 dez. 2024.

 

13/11/2024

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desencadeou, na tarde desta terça-feira (20/12), uma operação para coibir a venda de cigarros eletrônicos em tabacarias do Sudoeste. A ação é coordenada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e Fraudes (Corf) e conta com o apoio do Procon-DF.

Referência

DIOGO, Darcianne. Tabacarias do Sudoeste são alvo de operação por vender cigarro eletrônico: A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil. Correio Braziliense, Brasília, 20 dez. 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2022/12/5060417-tabacar.... Acesso em: 11 dez. 2024.

 

13/11/2024

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, a pauta versa sobre: desafios regulatórios do controle do tabaco no Brasil; evento discute táticas da indústria do tabaco e paralelos com a regulação do uso de dispositivos digitais; Cetab e DAENT debatem a necessidade de atualizar políticas de controle do álcool no Brasil e a constitucionalidade da regulação de aditivos em produtos de tabaco pela ANVISA: Impacto do Julgamento no STF.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; HASSELMANN, Luis Guilherme; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, julho, 2024. Acesso em: 13 nov. 2024.

 

11/11/2024

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu uma audiência pública híbrida para discutir a liberação de dispositivos eletrônicos de consumo de tabaco, como cigarros eletrônicos, cigarros pré-aquecidos e outros produtos derivados.

Referência

AUDIÊNCIA pública vai debater a regulamentação de cigarros eletrônicos e produtos do tabaco. Rio Grande do Sul, Portal Arauto, 10 nov. 2024. Disponível em: https://portalarauto.com.br/10-11-2024/audiencia-publica-vai-debater-a-r.... Acesso em: 13nov. 2024.

 

11/11/2024

Os cigarros eletrônicos, também conhecidos como “pods” ou “vapes”, tornaram-se populares entre jovens, mas a ilusão de que essa alternativa seria uma forma “menos danosa” de fumar tem se revelado perigosa. Esses dispositivos, com o suposto objetivo de reduzir os danos do tabagismo, no entanto, agora são alvo de alerta devido aos sérios riscos à saúde.

Referência

“ÓLEO de Vape no Pulmão”: Depoimentos alarmantes revelam os perigos do cigarro eletrônico entre jovens. Tribuna da Região, Paraná, 2 nov. 2024. Disponível em: https://tribunadaregiao.com.br/noticias/artigo/oleo-de-vape-no-pulmao-de.... Acesso em: 13 nov. 2024.

 

Páginas