
A febre das canetas emagrecedoras e seus riscos podem até ter roubado os holofotes. Mas, encobertos por uma névoa conhecida e que chegou até a ser vendida como símbolo de liberdade e salvação, os vapes avançaram em silêncio. Entre vapores aromatizados e promessas leves como fumaça, os dispositivos eletrônicos conquistaram um feito nada etéreo: depois de quase duas décadas de queda consistente, conseguiram empurrar para cima o número de fumantes no Brasil. O país que virou vitrine internacional no combate ao tabagismo agora assiste ao retorno de um velho conhecido — dessa vez, embalado em menos fumaça e mais vapor, repaginado, moderninho, colorido e com cheiro de fruta. Dados preliminares do Ministério da Saúde,apresentados pela pasta em um evento da pasta em Brasília, apontam um crescimento de 9,3% para 11,6% na proporção de adultos fumantes entre 2023 e 2024. Esse é o primeiro salto desde 2006 e a maior proporção de fumantes nos últimos 11 anos.
ENCARNAÇÃO, Ismael. Explosão do consumo de vapes reverte avanços históricos no combate ao fumo: Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam um crescimento de 9,3% para 11,6% na proporção de adultos fumantes entre 2023 e 2024. Metro 1, Bahia, 12 jan. 2026. Diponível em: https://www.metro1.com.br/noticias/jornal-da-metropole/175586,explosao-d.... Acesso em: 12 jan. 2026.

deputado estadual Airton Artus fez uma defesa enfática da cadeia produtiva do tabaco e da sua importância econômica e social para o Vale do Rio Pardo e para o Rio Grande do Sul. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o parlamentar criticou o que chamou de visão ideológica e desconectada da realidade por parte de setores do governo e de organismos internacionais, especialmente no contexto das discussões da 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco, realizada em novembro, em Genebra.
SILVA, Nícolas da. “Vamos parar com a hipocrisia e deixar de ser burros”, diz Airton Artus ao defender produção de tabaco. Portal Arauto, Rio Grande do Sul, 26 dez. 2025. Disponível em: https://portalarauto.com.br/26-12-2025/vamos-parar-com-a-hipocrisia-e-de.... Acesso em: 5 jan. 2026.

O Brasil é o segundo país no mundo em cobertura florestal, com 12% das florestas do planeta, mas recente levantamento do Map Biomas mostra que o Brasil perdeu o equivalente a uma Bolívia em áreas naturais nos últimos 40 anos. Esse cenário traz um desafio para o país que vai sediar a COP30: como preservar as florestas e promover o desenvolvimento sustentável? Por isso, O GLOBO, Valor Econômico e rádio CBN vão reunir grandes nomes para discutir iniciativas governamentais, em esferas nacional e regionais, que visam conservar as florestas, bem como o papel privado nessa missão, sem abrir mão do desenvolvimento econômico e da inclusão social.
COP 30 Amazônia preservação de florestas e bioeconômia: os caminhos para mitigar a crise climática. Valor Econômico; O Globo; CBN, Brasília, 30 set. 2025. Disponível em: https://oglobo.globo.com/projetos/cop30amazonia/. Acesso em: 22 set. 2025.

Uma carga de cigarros contrabandeados e de alto valor magregado foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada da segunda-feira (10), na BR-467, em Toledo (Oeste do PR). O material, avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão era transportado em uma caminhonete equipada com um dispositivo de fumaça para tentar despistar a fiscalização. O material encontrado é categorizado como "Kretek", cigarro aromático da Indonésia.
AKIRA, Mario. PRF apreende no Paraná carga milionária de cigarros especiais; cada maço custa R$ 30. Bem Paraná, Paraná, 11 mar. 2025. Disponível em: https://www.bemparana.com.br/publicacao/blogs/plantaodepolicia/prf-apree.... Acesso em: 4 set. 2025.
A Assemblía egislativa do Rio Grande do Sul aprovou a criação de uma subcomissão para acompanhar os debates da COP 11. A iniciativa é do Deputado Marcus Vinicius de Almeida (PP) e foi aprovada da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do parlamento gaúcho.

Durante audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, 9, na Câmara dos Deputados, o deputado federal gaúcho Heitor Schuch (PSB), um dos proponentes da reunião para debater a posição brasileira durante a 11 Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 11), propôs que o Governo Federal não envie delegação brasileira para o evento internacional marcado para o mês de novembro, em Genebra, na Suíça.
WACHOLZ, Leticia. Deputado Heitor Schuch propõe que Brasil não participe da COP do Tabaco. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 9 jul. 2025. Disponível em: https://folhadomate.com/livre/deputado-heitor-schuch-propoe-que-brasil-n.... Acesso em: 21 jul. 2025.

O agricultor Giovane Weber alertou que a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 11) pode trazer novas consequências para os fumicultores brasileiros. Em entrevista ao programa Campo em Dia, nesta quarta-feira (2), ele ressaltou a importância do envolvimento do setor produtivo nas decisões internacionais que afetam diretamente o cultivo do tabaco. Segundo Giovane, muitos produtores ainda não compreendem a gravidade das decisões tomadas nessas conferências. Ele destacou que a COP molda o direcionamentos regras e leis que valem pelos dois anos seguintes e avaliou que, diante do cenário já difícil, qualquer nova restrição pode agravar ainda mais a situação dos agricultores.
BIERHALS, Pablo. COP 11: o que está sendo feito para defesa do setor do tabaco?. ClicCamaquã, Rio Grande do Sul, 2 jul. 2025. Disponível em: https://www.cliccamaqua.com.br/noticias/agronegocio/agricultura-familiar.... Acesso em: 21 jul. 2025.