Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Início / Corona vírus: Philip Morris aumenta produção de cigarros em meio a mortes por insuficiência respiratória

Corona vírus: Philip Morris aumenta produção de cigarros em meio a mortes por insuficiência respiratória

Subtítulo: 
Para ‘preservar empregos’ durante pandemia, segunda maior fabricante de tabaco do país deu um gás na produção de fumaça.
Resumo: 

quando entra no corpo humano pelas vias aéreas, o coronavírus pode se instalar na parte superior do aparelho respiratório – nariz e garganta – e ficar por lá. Mas pode também atingir as vias aéreas inferiores – traqueia e pulmões. E é aí que ele fica perigoso. Uma vez nos brônquios ou nos alvéolos pulmonares, ele compromete a capacidade do pulmão de absorver oxigênio, provocando insuficiência respiratória. É por isso que os respiradores são fundamentais nessa batalha dentro dos hospitais. É por isso também que o tabagismo é um fator de risco para a doença, aumentando em até 14 vezes as chances da covid-19 se manifestar de forma mais grave.

Autor: 
Tatiana Dias
Local de publicação: 
S.l.
Data de publicação: 
segunda-feira, 6 Abril, 2020
Editora: 
The Intercept Brasil
Ano de publicação: 
2020
Referência: 

DIAS, Tatiana. Corona vírus: Philip Morris aumenta produção de cigarros em meio a mortes por insuficiência respiratória. The Intercept Brasil, [s.l.], 6 abr. 2020. Disponível em: https://theintercept.com/2020/04/06/coronavirus-philip-morris-cigarros/. Acesso em: 16 abr. 2021.

Formato: 
Digital
Categoria da biblioteca: 
Título do jornal: 
The Intercept Brasil
Paginação: 
1-4