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Indústria de tabaco e cidadania

Subtítulo: 
confronto entre redes organizacionais
Resumo: 

O artigo aborda a história da indústria de tabaco no Brasil e da formação de sua rede estratégica, bem como da rede dos atores sociais que a contrapõem. Na primeira parte, apresenta-se uma correlação entre a história da produção industrial, do consumo de tabaco e do antitabagismo. Na segunda parte são apresentados os conceitos de rede estratégica e de rede multifragmentária (antifumo), propostos para facilitar a compreensão de alguns dos múltiplos aspectos conflitivos entre as duas redes. A pesquisa de campo envolveu entrevistas com empresários, fumicultores, sindicalistas, técnicos de empresas fumageiras, técnicos do setor saúde, líderes de ONGs e outros atores sociais. Os resultados sugerem que há um crescimento simultâneo e contraditório das redes, com larga vantagem para a rede estratégica das empresas de tabaco, e um conjunto de dilemas no interior da rede multifragmentária.

Autor: 
Sérgio Luis Boeira
Local de publicação: 
Rio de Janeiro
Data de publicação: 
terça-feira, 23 Agosto, 2022
Volume: 
46
Número: 
3
Editora: 
Fundação Getúlio Vargas
Ano de publicação: 
2006
Referência: 

BOEIRA, Sérgio Luis. Indústria de tabaco e cidadania: confronto entre redes organizacionais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 28-41, set. 2006. 

ISBN/ISSN: 
2178-938X
Formato: 
Digital
Categoria da biblioteca: 
Paginação: 
28-41